O que significa ser uma organização AI-Driven?

A inteligência artificial (IA) está cada vez mais deixando de ser um conceito futurista para se tornar parte do presente e do cotidiano dos negócios. Muitas organizações já fazem uso de soluções de IA, mas há uma diferença fundamental entre "usar IA" e "ser uma organização AI-Driven”. Mas, afinal, o que significa ser uma organização AI-Driven?

ORGANIZAÇÕES AI-DRIVEN

Ana Maria Lopes Corrêa

10/8/20243 min read

O conceito de organização AI-Driven

Uma organização AI-Driven é aquela que adota a IA como um componente central em sua estratégia, operações e tomada de decisão. Enquanto o uso de IA pode ser restrito a algumas funções ou áreas específicas, uma organização AI-Driven integra a IA em todos os níveis do negócio, transformando processos, produtos, cultura e até mesmo a proposta de valor para os clientes.

Em outras palavras, uma organização AI-Driven não apenas utiliza a IA como uma ferramenta de eficiência ou automação de processos, mas a incorpora em seu DNA, influenciando diretamente a estratégia de negócios, a inovação e o crescimento. Ela é capaz de adaptar seus modelos de operação para se beneficiar ao máximo do potencial da IA, promovendo uma cultura de experimentação, aprendizado contínuo e tomada de decisão baseada em dados.

A diferença entre uma organização que usa IA e uma AI-Driven

Muitas organizações que adotam a IA o fazem de maneira pontual. Elas implementam uma ferramenta ou um algoritmo para otimizar uma tarefa específica, como a automação de processos repetitivos, a análise preditiva para melhorar o planejamento de estoque ou a recomendação de produtos personalizados para clientes. No entanto, essas iniciativas, embora importantes, não caracterizam uma empresa como AI-Driven.

Uma organização AI-Driven, por outro lado, está em constante busca por oportunidades de aplicar a IA em toda a sua operação e estratégia. Ela vai além de soluções isoladas e adota uma abordagem holística, onde a IA permeia todas as atividades da empresa. Isso inclui a transformação de processos-chave de negócios, o uso intensivo de dados para gerar insights e a criação de novas fontes de receita baseadas em produtos e serviços aprimorados por IA. Esse nível de integração permite que a IA impulsione a inovação, a competitividade e a eficiência de forma contínua e escalável.

Os estágios de evolução da Organização AI-Driven

Aqui faço referência à duas abordagens, ambas relacionam três estágios:

Abordagem 1 onde ZHOU (2024), apresenta três paradigmas distintos de IA para negócio, sendo que cada paradigma é um estágio de evolução, conforme figura abaixo:

Figura: três paradigmas distintos de IA para negócio.Fonte: Zhou,2024

1 – IA convencional (IA como uma ferramenta focada na eficiência);

2 – AI-First (IA como aprimoradora de processos, focada em processos de negócio);

3 – Nativo em IA (IA como parte do novo DNA de negócios, focada em inovação e crescimento).

Neste caso, a Organização IA-Driven encontra-se partindo do amadurecimento do paradigma 2 (AI-First) para a implementação do paradigma 3 (AI-Native)

Abordagem 2 onde WEINREICH (2024), apresenta três espaços, sendo cada um deles um estágio de evolução, conforme figura abaixo:

IA mudando o mundo dos negócios. © Uwe Weinreich, sob licença CC BY SA 4.0

Espaço da Produtividade, IA como uma ferramenta utilizada para a melhoria da produtividade, onde a IA entrega resultados analíticos e preditivos.

Espaço da Decisão, IA com papel e responsabilidade, onde além de resultados analíticos e preditivos contribui com decisões, contribuindo com prescrição e análise de cenários.

Espaço do Design, IA como parte da equipe, agindo e influenciando a estratégia, a criação de novos negócios, a tomada de decisão em tempo real, analisando diversas fontes e quantidade de dados de forma extremamente rápida e precisa.

Neste caso, a Organização IA-Driven encontra-se partindo do amadurecimento do espaço 2 (Espaço da Decisão) para a implementação do Espaço 3 (Espaço do Design)

Conclusão

Ser uma organização AI-Driven é muito mais do que apenas usar IA. É transformar a IA em um pilar estratégico, integrando-a ao core business e criando uma cultura de dados, inovação e tomada de decisão informada. À medida que a IA continua a transformar indústrias e modelos de negócio, tornar-se AI-Driven não é apenas uma vantagem competitiva — é uma necessidade para as empresas que desejam prosperar no futuro.