GOVERNANÇA E ÉTICA EM IA NA PRÁTICA III - ÉTICA DA VIRTUDE

GOVERNANÇA DE IA

Ana Maria Lopes Corrêa - Data da Publicação: 28/11/2024

2 min read

Ética da Virtude: A ética do caráter

Definição: A ética da virtude foca no cultivo do caráter moral e de virtudes como honestidade, justiça e compaixão.

Relevância para IA: Desenvolvedores e organizações devem incorporar virtudes éticas em seu trabalho, garantindo que a IA reflita esses valores.

Aplicações na IA:

  • Incentivar os desenvolvedores a adotarem códigos de conduta ética.

  • Projetar IA para modelar e promover comportamentos virtuosos nos usuários.

Vamos observar exemplos práticos (hipotéticos). Porém, como nos outros artigos, antes vou especificar o que estou chamando de Solução Cognitiva de IA e Agente de IA

  • Soluções Cognitivas de IA: Referem-se a qualquer solução que utiliza algoritmos para simular funções humanas, como predição, prescrição e IA generativa. Estas soluções são focadas em processamento de informações, geração de insights e simulação cognitiva, mas não têm a capacidade de agir de forma autônoma no ambiente.

  • Agente de IA: Soluções que, além de analisar dados e fornecer insights, possuem a capacidade de agir autonomamente no ambiente, desempenhando tarefas e tomando decisões de forma contínua e adaptativa.

E assim termino a breve descrição e exemplificação com casos hipotéticos das três estruturas éticas abordadas por Yustein (2024), a ética das consequências (utilitarismo), a ética dos deveres (deontologia) e a ética das virtudes. O meu objetivo foi tirar do campo subjetivo e trazer para o campo objetivo e tangível as consequências da não observação da ética no desenvolvimento de soluções de IA.

Sem dúvida que a Inteligência Artificial é uma tecnologia fantástica, disruptiva, que desmaterializou a cognição, com uma evolução exponencial, e que mudará de forma inimaginável o nosso mundo e as organizações AI-Driven. Porém, a Governança da Inteligência Artificial precisa ser levada a sério, muito a sério, tenho visto cursos e mais cursos de como desenvolver seu agente de IA do zero em um dia e não sei, de verdade não sei porque não estive em nenhum então não quero fazer aqui nenhum julgamento injusto, se em tão pouco tempo de capacitação assuntos como a governança tem sido abordados com todos os seus princípios de justiça, transparência, explicabilidade, segurança, sustentabilidade, responsabilidade e ética, isso sem falar da governança de dados que por si só é uma governança a parte, com a importância e relevância que merecem e que todos nós devemos dar.

Referências do artigo:

YUSTEIN,T. The Ethical AI Bible: A Universal Guide for Safe and Responsible Artificial Intelligence. E-book, 2024.